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35 ideias de ações para as datas especiais no e-commerce

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para movimentar e-commerces, e isso vai muito além de apenas aumentar as vendas online. Ao criar ações para datas especiais no comércio eletrônico, é possível construir e aprofundar o relacionamento com o cliente, diferenciando-se do mercado.

Durante os 12 meses do ano, há inúmeros momentos que podem ser aproveitados para o desenvolvimento de campanhas e ações temáticas, a fim de fortalecer e melhorar o faturamento.

Pensando nisso, listamos 35 ideias para datas especiais do e-commerce. Confira!

Dia do Consumidor (15/3)

O Dia do Consumidor é a data especial para celebrar quem mantém os negócios ativos. Por isso, o foco das estratégias para a ação deve ser em ofertas e condições especiais para seus clientes.

1. Além de promoções para novos consumidores, o ideal é oferecer ofertas ainda melhores para aqueles que não são fidelizados com a marca.

2. Envie brindes, vale frete grátis ou cupons de descontos para as compras realizadas no dia. Além de estimular o consumo na data, essa ação convida o cliente a voltar ao e-commerce no futuro.

3. Ofereça vantagens para quem já é fiel da marca, ou seja, quem faz compras recorrentes no e-commerce. É possível até ativar a metodologia do Cross-Sell para estimular esse poder de compra com descontos aos clientes fiéis.

Dia das Mães (12/5)

4. Crie uma categoria especial ou hotsite no e-commerce para a data. Assim, os clientes terão acesso fácil e rápido para as promoções especiais. É importante fazer uma curadoria detalhada de quais produtos devem entrar na ação e, além disso, vale a pena verificar o que teve mais saída na mesma data do ano anterior.

5. Se o e-commerce conta com produção própria, criar produtos personalizados para a data pode fortalecer e impulsionar as vendas. Mensagens de carinho e pequenos gestos fazem a diferença.

6. O Dia das Mães é uma das melhores datas especiais para praticar o upsell. Portanto, kits, cestas e outras combinações de produtos podem funcionar. Essa técnica visa aumentar o ticket médio.

 

datas especiais no e-commerce

O Dia das Mães é uma data que pode fidelizar clientes e aumentar o engajamento com o público.

7. Um cupom de desconto em homenagem às mães faz com que não apenas o filho que comprou o presente, mas também a mãe conheçam a loja.

8. Se o e-commerce possuir um blog, é possível incluir conteúdos sobre a data no planejamento de conteúdo e nas estratégias de SEO. O ideal é que sejam textos com dicas, sugestões de presentes e assuntos relacionados à comemoração.

No entanto, é preciso que eles sejam publicados com bastante antecedência, para serem incluídos na divulgação até a chegada da data. A distribuição pode ser feita pelas mídias sociais e newsletter.

Dia dos Namorados (12/6)

O Dia dos Namorados é uma das datas especiais mais importantes para o e-commerce. Segundo pesquisa da ECGlobal realizada em 2018, os consumidores procuram agregar os presentes com experiências especiais.

Entre a categorias de presentes mais procuradas, estão cosméticos e perfumes, vestuário, flores e chocolates em, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

9. Que tal ajudar o seu cliente a escolher um programa diferenciado para a data? Crie conteúdos com dicas valiosas, levando em conta o perfil de seu público, e divulgue em seu blog (caso houver) e redes sociais.

No caso do blog, o conteúdo precisa ser publicado com antecedência, garantindo um melhor posicionamento quando houver aumento de volume nas pesquisas. Assim, você garante um número maior de acessos orgânicos.

10. Ofereça aos clientes a possibilidade de criar listas de desejos antecipadamente. Assim, eles podem enviar com antecedência aos seus parceiros, o que pode garantir maior satisfação na compra.

11. É comum ouvir que os homens têm maior dificuldade na hora de escolher presentes para a pessoa amada. Por isso, uma dica de ação para a data comemorativa é criar um guia sobre como comprar o presente perfeito para a/o namorada/o. Um e-book com dicas valiosas e bem fundamentadas vai ajudar o seu público e fortalecer a marca.

datas especiais e-commerce

Criar conteúdos pertinentes à data pode dar mais visibilidade à marca.

12. É fundamental preparar o sistema de logística para garantir a entrega dos presentes a, pelo menos, uma semana antes da data. Vale também colocar uma data limite com garantia que a entrega aconteça antes da data prevista.

13.De modo geral, o comprador é um cliente de ocasião. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que se o presente for bem sucedido, pode ser que ele volte em outras datas.

Dia dos Pais (11/8)

A abordagem para as promoções de Dia dos Pais se difere daquela adotada para o Dia das Mães, principalmente no apelo. Se na data primeira o foco é não causar “desapontamentos”, na data dos pais vale a pena apostar na possibilidade de “surpresa”.

14. Para diminuir a dificuldade na hora da escolha, vale a pena criar quizzes e guias que possam ajudar o cliente a identificar o perfil de seu pai. Para cada tipo de personalidade, recomende uma categoria diferente do e-commerce.

15. O apelo à data deve estar sempre ligado aos bons momentos. Por isso, uma boa identidade visual e abordagem de comunicação que foquem nesse sentido são bem-vindos.

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Conteúdos de valor sempre funcionam com os compradores na data.

Dia do Cliente (15/9)

O Dia do Cliente é a data para estreitar as relações com quem compra com você. É hora de conquistar novos consumidores, tentar fidelizá-los e também mostrar que valoriza os fãs da sua marca.

16. O básico sempre dá certo. Por isso, invista em frete grátis no Dia do Cliente. Uma ideia que chama a atenção é oferecer frete a R$ 0,99 para todo o Brasil. Que tal disparar newsletters alguns dias antes, informando que os clientes encontrarão vantagens no e-commerce, gerando urgência? Também insira banners para essa ação específica. Uma ideia bacana é inserir um banner de contagem regressiva para a zero hora do dia 15 de setembro.

17. Faça um cadastro dos consumidores interessados em receber as vantagens da data. Crie uma landing page para captação e abasteça esse público com newsletters e mensagens no WhatsApp (se o comunicador fizer parte das suas estratégias).

18. Estenda os benefícios do Dia do Cliente em 2019 para o mês inteiro. Comunique a novidade para o seu público por um e-mail marketing.

19. Crie cupons de descontos válidos por 24 horas. Antes de definir qual a porcentagem que você dará de desconto, converse com fornecedores para conseguir parcerias e relembre as ações que o seu e-commerce fez no Dia do Cliente no ano anterior e que deram certo. Você pode aplicar um desconto maior nas compras pagas por boleto.

20. Outra estratégia para campanhas do Dia do Cliente é conceder descontos e frete grátis para produtos selecionados ou para algumas categorias do e-commerce.

Dia das Crianças (12/10)

Apesar de ser uma data que nem todos os nichos podem explorar, o Dia das Crianças tem um grande papel no faturamento anual dos e-commerces. Segundo pesquisa feita pela ECGlobal, apenas 12% dos pais optam pelo presente guiado por preços baixos, por isso as ações precisam ir além dos descontos.

21. Mudar a identidade visual temporariamente do e-commerce ou de ações específicas pode criar engajamentos com os consumidores. É uma ação que vale a pena testar.

22. Aposte na nostalgia dos pais. O apelo à simplicidade também pode trazer resultados incríveis.

23. Ofereça descontos progressivos na data. Pais com mais de um filho estarão em busca de oportunidades para adquirir os presentes juntos. Portanto, esse desconto pode agir como gatilho para a compra.

Black Friday, Week e demais datas

A data especial mais importante do e-commerce brasileiro é, com certeza, a Black Friday. Segundo a eBit, foram mais de R$2,6 bilhões em vendas durante as promoções de 2018, um aumento de 23% em comparação com 2017.

24. Atualmente, a aposta dos e-commerces está em prolongar a “Sexta-feira Negra”. Com isso, estender os descontos por mais dias, nos chamados Black Weekend ou até Black Month. Cada vez mais consumidores se habituam com essas novas ações, por isso vale a pena aderir às promoções.

25. Um público engajado reage muito bem a anúncios de pré-Black Friday. Portanto, os clientes devem ser informados que a promoção está chegando e que eles terão a oportunidade de ter acesso a elas antecipadamente. Essa ação ativa os gatilhos de urgência e exclusividade, o que pode gerar um ótimo resultado.

datas especiais e-commerce

A Black Friday é uma data importante para aumentar o faturamento de e-commerces,

26. Há a possibilidade de criar uma segmentação com clientes que já compraram da marca com descontos. Esse comportamento deixa claro que clientes procuram pelas melhores oportunidades para economizar. A comunicação com esse público será certeira e relevante.

27. Calcule cautelosamente a estratégia de desconto. Baseie-se em porcentagem total ou em produtos específicos. É importante ter cuidado, pois ambas podem afetar as vendas pré-Black Friday.

28. Durante a campanha, mude o remetente do e-mail marketing para “Black Friday SuaLoja”. Assim, você chama a atenção dos clientes, que já ficarão preparados para a data.

Natal (25/12)

Seja no e-commerce ou em lojas físicas, o Natal é uma das grandes estrelas das datas especiais. Por vir logo depois da Black Friday, é preciso um grande planejamento para as campanhas e ações a serem realizadas.

29. Mudar “a cara” do e-commerce, por exemplo, pode ser uma boa ideia para a data, como alterar o logotipo da marca com detalhes com neve ou um simples gorro de Papai Noel.

30. No Brasil, os polêmicos amigos secretos acontecem próximos a essa data. Esse acontecimento pode servir para a criação de conteúdos que possam ajudar os consumidores na escolha dos presentes.

31. Um guia de compras natalino pode ser muito bem-vindo. Nele, poder haver um conteúdo rico e que realmente ajude os clientes a fazerem as compras natalinas com qualidade.

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Auxilie o consumidor nas compras de Natal: crie um guia de presentes no seu e-commerce.

32. Seja por transportadora ou Correios, ofereça opções de entregas rápidas para compras de última hora. Também vale a pena estabelecer uma data-limite de compras com a garantia de chegar antes do Natal.

Dicas de ações para outras datas especiais

33. Não deixe o aniversário do seu cliente passar em branco. Ao invés de mandar apenas um e-mail padrão, o ideal é oferecer pequenas vantagens, como um desconto de 5% ou um cupom de frete grátis. Esse agrado pode parecer mínimo, mas mostra que sua empresa se importa com os clientes!

34. Além do aniversário do cliente, o aniversário do e-commerce abre margem para oferecer descontos e ofertas nos produtos mais tradicionais ou mais vendidos de sua loja.

35. Independentemente da data, lembre-se de criar promoções que ainda tenham uma boa margem do lucro. Afinal, o objetivo das datas especiais é aumentar o lucro, e não diminuí-lo!

Em quais datas especiais no e-commerce vale a pena apostar?

Há um entendimento errôneo de que os e-commerces precisam participar de toda e qualquer data especial. Porém, não é bem assim: algumas datas são bem específicas e podem não fazer muito sentido para o seu negócio.

Um exemplo claro é o Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio. Essa é uma data imperdível para e-commerces de games, artigos colecionáveis e negócios que contam com objetos que se inspiram nesse universo. Porém, se seu negócio não oferece produtos relacionados relacionado a esse nicho, é melhor investir tempo e recursos para o segmento do seu negócio.

Além do nicho de atuação, é necessário analisar outros fatores. Datas muito tradicionais, como Natal, Black Friday e Dia das Mães, são as épocas mais propícias para realizar compras e, com isso, vale aproveitar esses períodos para investir pesado em promoções, saindo na frente da concorrência e garantindo o sucesso da campanha.

Aposte em datas especiais que façam sentido para o seu e-commerce.

Outro ponto para ficar de olho é o dia do mês em que a promoção será realizada. Entre os dias 6 a 11 de cada mês, normalmente a maioria das pessoas já recebeu seus salários e está com limite liberado no cartão de crédito.

Porém, o que fazer quando essas datas caem no final do mês? É simples: dê a oportunidade para o cliente se programar. Avise sua base que as promoções estarão incríveis, ofereça acesso antecipado aos clientes fiéis e invista na captação de leads nesse momento, assim como na limpeza de data. Assim, quando a data especial chegar, os consumidores já estarão preparados para as compras.

Criar campanhas interessantes e diferentes em datas especiais pode colocar seu negócio à frente da concorrência. Às vezes, ideias simples podem gerar um ótimo retorno!

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