Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Descrição de produto: 15 dicas para seu e-commerce

Uma descrição de produto fornece detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e benefícios para ajudar a gerar uma venda. A qualidade do texto pode estimular ou interromper a conversão, especialmente se não incluir informações que o visitante precisa para decidir pela compra.

De forma geral, uma boa descrição de produto no e-commerce precisa atender os quesitos abaixo:

  • Atrair a atenção dos clientes
  • Explicar a experiência física e emocional de comprar o produto
  • Ser clara e concisa
  • Responder preocupações e perguntas comuns sobre o produto
  • Incluir texto, imagem e vídeo

Quer saber como descrever um produto para venda e gerar mais conversões? Neste post, listamos 15 orientações e apresentamos exemplos que deram certo. Confira!

1. Responda a algumas perguntas antes de começar

Não sabe o que escrever para divulgar um produto? Um texto básico jornalístico, por exemplo, responde a seis perguntas: quem, o quê, onde, quando, como e por quê. Você pode aplicar essa lógica para fazer descrições incríveis de produtos.

  • Para quem é o produto? Para a sua persona.
  • O que é este produto? Inclua dimensões, materiais e funções.
  • Onde é possível utilizá-lo? Em casa, no consultório, na cozinha, no lazer.
  • Quando é utilizado? Inverno, verão, nas férias, no trabalho, em uma festa, todos os dias.
  • Como o produto funciona? É aplicável a eletrônicos, peças para carros, eletrodomésticos, materiais odontológicos.
  • Por que é um produto útil para o cliente? Descreva benefícios e recursos.

2. Escreva para a persona

Ao descrever um produto, você deve entender quem é a sua persona para tornar o texto interessante e convincente. Seu e-commerce vende produtos odontológicos e hospitalares? O tom de voz precisa ser técnico e sério, e a descrição deve ser completa.

É um petshop online? Descreva os ingredientes da ração úmida, sua textura e suculência. Lembre-se: tutores estão em busca do bem-estar e da felicidade dos pets. Pensando nisso, experimente acrescentar a frase “Seu gato vai amar!” na descrição do produto.

descricao-de-produto

Na Surya Dental, a descrição de produtos é extensa e de linguagem técnica.

3. Mostre os recursos e benefícios

A descrição de um produto deve mostrar seus recursos (que são as especificações e os detalhes) e benefícios (sua utilidade para o cliente). Geralmente, os consumidores já estão cientes dos recursos – por isso, estão à procura dele. Agora, se você quer que o seu e-commerce continue atraindo visitantes, é interessante escrever sobre as vantagens que o item oferece.

4. Informe a matéria-prima

Comunique qual é o material utilizado na fabricação do produto. Se for um tênis, descreva os materiais que revestem cada parte (cabedal, palmilha, biqueira, cadarço, drop, entressola, contraforte e solado). Se for um vestido, informe a composição do forro e os materiais dos detalhes.

Informe também se a matéria-prima é orgânica, sustentável ou vegana.

5. Descreva as medidas

Esteja atento às dimensões do produto. Informe detalhadamente as medidas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos para que o consumidor tenha segurança ao efetuar a compra.

E-commerces de moda devem investir em uma solução para que os consumidores encontrem o próprio tamanho, além, é claro, de informar P, M, G e GG.

O recurso deve levar em consideração as medidas do corpo para encontrar o tamanho certo, fazendo com que o cliente acerte e diminua as chances de troca – o que encarece a logística.

descricao-de-produto

Site da Via Tolentino ensina a consumidora a tirar as medidas e encontrar o tamanho certo da peça.

6. Trabalhe as palavras-chave do jeito certo

Ao contrário do que muitos pensam, a repetição da palavra-chave no texto não é considerada uma boa prática de SEO. Além disso, pode empobrecer a descrição, afastando os potenciais clientes do site.

A dica é utilizar as palavras-chave e termos complementares de maneira inteligente e natural – não escreva para o Google, e sim para as pessoas. Dessa forma, seu conteúdo autoral terá boas chances de ranquear nos mecanismos de busca.

Para fazer esse planejamento, utilize o próprio Search Console (para saber quais palavras trazem mais tráfego para o site), o Keyword Planner, o Ubersuggest e o SEMRush.

7. Prefira as palavras-chave long tail

Palavras de cauda longa são mais específicas, menos concorridas e, por isso, indicadas para e-commerces de nicho. Pequenos e médios negócios especializados em artigos esportivos ou eletrônicos, por exemplo, devem investir em termos específicos e que não competem com grandes players, caso contrário a estratégia de SEO corre o risco de não funcionar.

Quer um exemplo? Vamos analisar a palavra “tênis”. Tem alto volume de buscas e extremamente concorrida, mas que não necessariamente converte o bastante. Já a frase “tênis Nike Vaporfly Next% masculino verde”, que é um termo long tail, embora tenha menor volume de buscas, demonstra maior interesse de compra, indicando que a pessoa está no fundo do funil, prestes a converter.

Veja o exemplo na prática:

descricao-de-produto

Volume de buscas mensais para os dois termos no Brasil, segundo o Ubersuggest.

8. Escolha o melhor formato

Uma boa ideia é mesclar parágrafos e bullet points. Faça com que os marcadores concentrem informações técnicas do produto, como dimensão, material e cor, e frases curtas, como benefícios ou funções, que sejam fáceis e rápidas de ler.

É nos parágrafos que você deve contar uma história para convencer o cliente a comprar. Explique como será útil para o dia a dia, como foi desenvolvido e o que o cliente pode esperar dessa nova experiência. Imagine que você acabou de descobrir um produto incrível e quer contar a novidade a um amigo, como o descreveria?

Nesses parágrafos, você pode ser criativo e manter o tom de voz da sua comunicação, seja formal, casual ou bem-humorada.

descricao-de-produto

Página de produto da ShopInfo: formato de parágrafo e bullet points.

9. Escreva um título atrativo

O título deve ser atrativo e despertar a curiosidade do visitante, gerando um clique. Evite chamadas genéricas, mas também não forneça muitos detalhes – deixe as especificações para a descrição do produto.

  • “Sandália infantil”: muito genérico → evite
  • “Sandália infantil lilás com borboleta e fivela de couro”: muito detalhado → evite
  • “Sandália infantil (marca) lilás”: na medida → prefira

O título será o primeiro contato do consumidor com o produto tanto no site de busca quanto no seu e-commerce.

10. Use recursos visuais

A descrição de um produto não envolve apenas texto, mas também fotos, gráficos, vídeos e infográficos. Os recursos visuais adicionam informação, exemplificam uma forma de utilização e reforçam o que o texto já explicou.

Os infográficos, por exemplo, podem explicar como funciona o produto, e o vídeo pode trazer informações extras e dicas de recursos.

descricao-de-produto

Infográfico no e-commerce da Plantei explica como é o funcionamento do vaso autoirrigável.

11. Aplique SEO nas imagens de produtos

Os consumidores podem encontrar o seu produto fazendo uma busca por imagens, por isso você deve otimizá-las para SEO. Isso significa prestar atenção ao nome e ao tamanho do arquivo e ao campo texto alternativo (Alt Text) da plataforma de e-commerce.

Ao subir fotos de produtos para e-commerce, o nome do arquivo vai aparecer na URL da imagem e será assim que o Google vai procurá-la. Nomeie o arquivo pensando nas palavras-chave, como: “sandalia-infantil-lilas.jpg”. Não envie uma foto nomeada com “imagem001.jpg”.

Mantenha o tamanho da imagem o menor possível, mas que não prejudique a qualidade e nem a visualização. Veja algumas dicas de otimização:

  • Envie a imagem do tamanho que você irá usá-la, nem menor (perda de qualidade) e nem maior (demora no carregamento). Use um editor para recortar e redimensionar.
  • Use ferramentas online para compactar a imagem, sem prejudicar a qualidade. O TinyJPG é uma delas.

Prefira o formato .jpg ou .jpeg para os arquivos, pois são mais leves. O .png é indicado quando você precisa da transparência da imagem e para vetores e ilustrações.

O Alt Text tem a função de descrever a imagem para que o Google consiga identificá-la e também é uma ferramenta de acessibilidade, pois os leitores de tela leem as características para deficientes visuais. Faça uma descrição natural, não use palavras-chave em excesso, seja simples e breve, como “sandália infantil lilás (nome da marca)”.

12. Crie uma meta-descrição

A meta-descrição não é importante apenas para a home do site, ela deve estar em todas as páginas de produto.

Explique o item e escreva sobre seus benefícios. Lembre-se que a meta-descrição deve ser curta, simples e direta. Use sempre a palavra-chave! Uma dica para visualizar como ficarão o título e o texto é utilizar o Serp Simulator, que mostra uma prévia da meta-descrição no Google.

descricao-de-produto

Exemplo de meta-descrição em página de produto da Quintal Dermocosméticos.

Tenha cuidado para não ultrapassar os limites de pixels e seu texto ficar incompleto no Google. Se você não fornecer uma meta-descrição, o buscador vai selecionar um texto aleatório da página para criá-la automaticamente – e nem sempre pode ser o trecho mais interessante para o cliente.

13. Estimule a experiência sensorial

Estimule sensações no público para que, mesmo lendo a descrição por uma tela de computador ou celular, ele saiba como seria tocar, provar ou sentir o produto. Um texto que utiliza adjetivos sensoriais faz com que os usuários experimentem-no enquanto leem.

Na descrição de um tênis, por exemplo, você pode usar a expressão “que abraça o seu pé” para passar a sensação de segurança e conforto. Para especificar o tecido, é possível escrever “toque gentil na pele”, que transmite leveza e qualidade.

Os adjetivos também funcionam para alimentos e bebidas, especialmente em vinhos. “Suculento e convidativo” são palavras que cabem na descrição de um rótulo, assim como “refrescante e delicado”.

descricao-de-produto

Página de descrição de vinho no e-commerce Divvino: experiência sensorial desperta o paladar do visitante.

14. Use provas sociais

Os consumidores se sentem mais seguros ao saber que o produto foi avaliado por outros compradores. Ter opiniões dos clientes na página funciona também como uma influência para o visitante.

Essa avaliação pode ser por estrelas ou depoimento. Para estimular os clientes a deixarem suas opiniões, faça um fluxo de e-mail para ser enviado assim que o comprador receber o produto.

15. Crie hotsites para os produtos

O hotsite garante uma experiência imersiva do cliente em um produto ou linha recém-lançada. O usuário que chega ao hotsite está mais consolidado para a conversão, pois demonstrou interesse em conhecer a fundo a novidade.

Essa página temporária pode abrigar mais imagens, infográficos, texto, vídeos e a história de desenvolvimento do produto.

descricao-de-produto

Hotsite da Plantei sobre as jabuticabeiras para o lançamento do tipo híbrida.

Textos e imagens das descrições de produtos precisam ser interessantes e convincentes para que o cliente adicione o item no carrinho e efetue a compra. Quer aprender mais sobre gestão de e-commerces? Então, assine nossa newsletter para receber conteúdos semanais por e-mail!


Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce