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Dia do Consumidor no e-commerce: 6 dicas para a data

O Dia do Consumidor é uma data criada para celebrar o que há de mais importante em um negócio: o cliente. Comemorado em 2019 no dia 15 de março, o dia é propício para oferecer ofertas incríveis, independentemente do nicho de atuação.

Para que o Dia do Consumidor no e-commerce seja um sucesso, é preciso preparar-se com antecedência e criar estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades da data comemorativa.

Pensando nisso, separamos seis dicas de estratégias para e-commerce na data. Confira!

1. Anuncie acesso antecipado

O Dia do Consumidor no e-commerce é uma ótima oportunidade para usar a estratégia de acesso antecipado. Para colocá-la em prática, é preciso avisar os clientes que já compraram na loja que uma grande promoção está para chegar, convidando-os a se cadastrar para receber as ofertas antes de todos.

Essa dica ativa o gatilho de urgência. Ao criar uma forma de acesso antecipado, as pessoas podem sentir a necessidade de cadastro o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, também cria-se a sensação de exclusividade, o que também aumenta as chances de conversão.

Todas estratégias podem ter um lado negativo, e essa não é exceção. Ao mesmo tempo que o gatilho de urgência estimula o cliente a realizar a compra, eles também causam um aumento da taxa de abandono do carrinho.

Para driblar esse problema, é necessário conhecer o público profundamente, para atingi-lo de forma efetiva e na hora certa. Uma base engajada também minimiza esse risco.

2. Demonstre gratidão ao consumidor

O Dia do Consumidor é uma data criada para celebrar e agradecer aos clientes. Por isso, vale a pena não limitar as estratégias apenas à venda, criando formas de mostrar ao cliente que ele é além de um número para a empresa.

Dia do Consumidor no e-commerce - carta de agradecimento

Lembre-se de agradecer o cliente nesta data.

Uma forma simples e rápida de realizar isso é enviando um e-mail carinhoso para os clientes fidelizados do e-commerce. Para tornar a ação ainda mais especial, o agradecimento pode ser feito em um cartão escrito à mão para ser enviado junto ao pedido.

3. Pratique o cross sell e up sell

Uma boa prática para o Dia do Consumidor no e-commerce é aproveitar a data para praticar o cross sell e o up sell, o que pode promover o aumento no ticket médio.

Em resumo, cross sell é a estratégia de oferecer combos e descontos baseado nos produtos que o cliente já colocou no carrinho. Já o up sell é a melhoria da venda, oferecendo um produto similar ao que foi escolhido, porém com preços e características mais vantajosas.

Por exemplo, vamos pensar em um e-commerce focado em acessórios de smartphones. Se o cliente colocar uma capa protetora para um iPhone X no carrinho, é possível oferecer a ele um kit de prevenção, com capa, película anti-impacto e limpador de telas. Essa estratégia é chamada de cross sell.

Na mesma situação, o e-commerce pode oferecer uma capa diferente, porém com características melhores, como feita em material de melhor qualidade e com mais opções de cores. Esse é o up sell em prática.

4. Crie conteúdo para a data

O conteúdo é a alma do inbound commerce. Por isso, apostar na criação de postagens interessantes para o público que se deseja atingir é extremamente recomendado para a data.

O mais recomendado é focar no conteúdo para redes sociais. Posts com agradecimentos aos clientes, que podem incluir um cupom de desconto ou frete grátis, são uma aposta que tem tudo para dar certo!

Dia do Consumidor no e-commerce - conteúdo

Apostar em cupons de desconto criados para as redes sociais é uma boa forma de atrair o consumidor no Dia do Consumidor no e-commerce

Além disso, que tal tal incluir uma prova social nessas postagens? Coloque avaliações positivas dos clientes agradecendo pelo atendimento e produto, deixando claro que a gratidão é mútua.

5. Prepare a equipe de atendimento e o e-commerce

Com diversas promoções e ações acontecendo ao mesmo tempo, a tendência é que a demanda por atendimento e o fluxo de visitas cresça bastante além do normal.

Por isso, é essencial ter uma equipe de atendimento treinada para ajudar os clientes de forma efetiva, direta e rápida. Atingindo essa meta, é possível até abaixar as taxas de abandono de carrinho.

Além de um bom atendimento, é necessário garantir que o e-commerce esteja estável. Verifique se o servidor consegue aguentar uma grande quantidade de usuários online no site ao mesmo tempo, assim como garantir que as entregas de e-mails de confirmação e outros contatos não irão atrasar na data.

6. Analise os resultados

Depois que todas as campanhas para o Dia do Consumidor no e-commerce acabarem, é hora de debruçar-se sobre os resultados e analisá-los. A partir dessa análise, é possível entender quais foram as estratégias que mais deram retorno, assim como quais ações não atingiram os objetivos esperados.

Essa análise é essencial para que as próximas campanhas sejam mais efetivas. As futuras ações serão mais assertivas se forem baseadas em dados reais de campanhas passadas.

Um bom planejamento de ações para datas comemorativas é a chave para o sucesso e crescimento nessas oportunidades. Baixe gratuitamente o calendário do e-commerce 2019 e receba dicas para mais de 25 datas!

dia do consumidor no e-commerce - calendário

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