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Como usar o Google Smart Shopping em e-commerces

Para que um e-commerce cresça, é fundamental utilizar estratégias de mídia paga. Com o passar tempo, mais novidades são lançadas por plataformas como Facebook Ads e Google Ads, que visam tornar a tarefa de anunciar os produtos de um comércio eletrônico mais intuitiva e efetiva.

Uma dessas novas formas de investir em mídia paga é o Google Smart Shopping, lançado em 2018. Quer saber mais sobre? Continue a leitura!

O que é Google Smart Shopping?

O Google Smart Shopping é um novo método de campanha que combina anúncios padrão de Shopping com aqueles de Remarketing, para a Rede de Display e lances automatizados.

“Esse estilo de campanha se apropria do feed e dos recursos de produtos existentes que, combinados com o aprendizado da máquina do Google, resulta em exibição de anúncio em variedade nas redes”, explica Augusto Melo, performance expert da Nação Digital.

A aplicação das campanhas requer que o anunciante cumpra duas etapas. Primeiro, a escolha do objetivo (direcionar o visitante ao site, loja física ou até atendimento telefônico). Feito isso, é necessário selecionar o texto do anúncio, raio de alcance, endereço, horário de funcionamento e outros dados básicos. É recomendado colocar o máximo de detalhes possível.

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A partir dessas informações, o sistema cria, automaticamente, os anúncios e veicula para aquelas pessoas que possuem mais chances de clicar neles. O aprendizado da máquina do Google realiza essa tarefa cruzando os dados de navegação de usuários, para verificar quais são suas necessidades e qual mensagem teria um maior impacto.

Google Shopping x Google Smart Shopping

O Google Smart Shopping oferece ótimas vantagens quando comparado às campanhas comuns de Google Shopping. As três principais diferenças entre os dois formatos são:

  • Praticidade: as otimizações são realizadas pelo machine learning do Google, economizando tempo;
  • Exibição personalizada no Remarketing para Display, de acordo com a sua interação no Google Shopping e no site;
  • Mais redes: os anúncios são exibidos em todas as redes do Google, como Gmail, Youtube, pesquisa e Shopping.

“Por utilizar-se de todas as redes do Google, o investimento aplicado nas campanhas inteligentes necessita ser maior que o normalmente investido em campanhas padrão”, destaca Augusto. Isso acontece porque os anúncios serão exibidos com maior frequência e variedade de formato. Mesmo assim, o retorno é garantido na grande maioria dos casos.

Google Smart Shopping para ecommerces

Mesmo com custo superior, o Google Smart Shopping é útil aos e-commerces, pois seu retorno pode ser superior aos demais investimentos.

O Google Smart Shopping é recomendado para todas as situações. No entanto, é preciso seguir algumas orientações básicas antes de criar as campanhas:

  • Lista de remarketing com, pelo menos, 100 usuários ativos associados à conta;
  • Possuir, ao menos, 20 conversões nos últimos 45 dias via Shopping, permitindo que o machine learning comece a campanha com esses dados;
  • Estar de acordo com as políticas do Google Shopping, ou seja, não possuir nenhuma restrição para criar campanhas padrão.

Cases da Nação Digital

Os experts em mídia paga da Nação Digital já utilizam estratégias de Google Smart Shopping, e os resultados impressionam.

Vhita

O e-commerce do segmento de suplementação e bem-estar tinha cerca de 15% de seu faturamento vindo de campanhas do Google Shopping. Já no primeiro mês de uso de campanhas inteligentes, elas representavam 20% do faturamento, subindo para 40% no segundo mês.

Plantei

Para o e-commerce de jardinagem, foi feita uma campanha focada nos produtos de vasos da marca Raiz que, no mês anterior à implementação das campanhas inteligentes, representava cerca de 12% do faturamento da conta.

Com a criação de campanha via Google Smart Shopping, focada no mesmo produto, representaram 17% do faturamento no mesmo período de 15 dias.

A tendência é que esses números apenas cresçam, afinal, o machine learning coloca esforços constantes na otimização, aumentando o número de conversões.

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