Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

7 ideias para comemorar aniversário de loja virtual

O mês de aniversário do e-commerce não deve passar em branco. Fazer ações promocionais é essencial para atrair, engajar e até fidelizar o público. Lembre-se de que o foco das campanhas deve estar no cliente.

O aniversário da loja é o momento para oferecer novos benefícios, contar a sua história, lançar produtos e fazer campanhas em prol de entidades.

Está sem ideia para comemorar o aniversário da loja virtual? Temos sete sugestões para você aplicar no e-commerce. Confira!

1. Descontos em produtos selecionados

No aniversário do e-commerce, presenteie o seu cliente! Dispare por e-mail uma campanha promocional, oferecendo uma porcentagem de descontos em produtos selecionados.

Inclua na campanha anúncios em Google Ads e Facebook Ads para aumentar o alcance da ação. Dessa forma, você atinge um público extra e que ainda não está na base de contatos, aumentando as chances de atrair novos clientes para o e-commerce.

Se você tem uma loja física e uma virtual que comemoram aniversário em datas diferentes, aplique a promoção nos dois canais. É uma forma de permitir que os seus clientes conheçam sua atuação online e passem a comprar também no digital.

Foi o que fez Sandra Kanayama, marca de moda feminina, que tem um sólido ponto de venda físico e decidiu expandir a comemoração do aniversário para o e-commerce. A campanha refletiu a identidade da marca, com frases em italiano, uma vez que parte da produção das roupas é feita no Sul da Itália.

ideias-para-comemorar-aniversario-de-loja

E-mail marketing enviado para a base de leads da Sandra Kanayama.

2. Coleção especial

Torne o aniversário da loja um momento aguardado pelo seu cliente. Semanas antes da data, dispare e-mails marketing sobre a coleção que será lançada no dia em que o e-commerce completará mais um ciclo.

Crie uma landing page para o consumidor se cadastrar e ter acesso antecipado ao que estará disponível ao público apenas na data indicada. Assim, você alimenta sua base de leads com quem realmente está interessado em comprar.

Para o nicho de moda, é uma estratégia e tanto, porque gera expectativa e trabalha com a exclusividade.

3. Roleta da Sorte

Coloque o consumidor no centro das ideias para comemorar aniversário da loja. Ofereça benefícios, como frete cortesia, cupons, descontos, trocas gratuitas e brindes. Um jeito muito bacana de chamar a atenção e incentivar a participação é fazer uma roleta da sorte, com benefícios exclusivos durante o aniversário do e-commerce.

Para esse caso, é indicado que sempre que o cliente girar a roleta ele consiga um benefício. Na estratégia utilizada pela Surya Dental, para comemorar 25 anos, foram estipulados descontos de 5% a 10% para as compras, além da oferta de kits e combos promocionais. Foi um sucesso!

ideias-para-comemorar-aniversario-de-loja

Stories no Instagram anunciaram aniversário da loja.

4. Lançamento de serviço

Para comemorar o aniversário do e-commerce, planeje o lançamento de um serviço, como um programa de fidelidade ou um clube de vantagens.

O programa de fidelidade pode funcionar de duas formas: acumulando reais a cada compra, para gerar desconto no mês seguinte, ou pelo sistema de pontos, que cada compra gera uma pontuação, que mais tarde pode ser trocada por produtos.

No modelo de programa de pontos desenvolvido pela Plantei, garden center online, cada produto comprado no site gera uma pontuação, e a partir de 30 pontos já é possível solicitar o resgate, que vem em forma de bônus nos pedidos seguintes. Veja como funciona.

O clube de vantagens ainda pode ser na modalidade de assinatura. O cliente paga uma mensalidade e tem acesso a produtos em primeira mão ou exclusivos. Ou ainda: assina e recebe em casa um conjunto de itens que, se comprados fora do clube e separadamente, ficariam mais caros.

Outra opção é a assinatura mensal de um serviço, no formato semelhante ao Amazon Prime, que garante entrega agilizada e frete grátis.

5. Frete grátis

O custo do frete é um dos motivos mais presentes para o abandono de carrinho em e-commerces. Como nem sempre é possível oferecer o envio cortesia, planeje-se e negocie com fornecedores para fazer ao menos uma ação de frete grátis no ano, durante o aniversário da loja.

Há algumas formas de usar a entrega cortesia no e-commerce. O benefício pode ser aplicado:

  • Em todas as compras, independentemente do valor, feitas em um determinado período.
  • Em pedidos acima de um valor pré-estabelecido na data definida.
  • Somente para algumas regiões.
  • Apenas para os produtos que estejam incluídos na categoria de aniversário da loja.
  • Para um determinado tipo de entrega.

No aniversário de dois anos, a Tudo de Bicho decidiu ofertar frete grátis apenas para uma região (Sudeste) e em compras acima de R$ 99 feitas em um dia determinado.

ideias-para-comemorar-aniversario-de-loja

Oferecer frete grátis é uma boa ideia para comemorar aniversário da loja.

6. Promoção na loja inteira

Oferecer um desconto único e aplicável a todo o site está entre as melhores ideias para comemorar aniversário da loja. Capriche na mensagem para convencer sua persona a aproveitar os descontos.

Em e-commerces mais experientes, as promoções de aniversário são sempre aguardadas pelos consumidores, que sabem que encontrarão descontos ou outros benefícios. Este foi o caso da Plantei, que comemorou seis anos em 2019, oferecendo 15% de desconto em todo o site.

ideias-para-comemorar-aniversario-de-loja

Promoção sempre movimenta as vendas no aniversário da loja.

7. Compre um e ganhe outro

A campanha de aniversário pode ainda presentear o cliente. Funciona assim: nas compras de um determinado produto, ele ganha um item complementar.

Se a loja vende, por exemplo, malas de viagem, pode dar ao consumidor uma necessaire na compra de um modelo determinado. Um petshop online tem a oportunidade de presentear com uma escova de remoção de pelos na compra de um produto de higiene para gatos.

Outra possibilidade para essa ação é o “compre 3 e pague 2”, isentando o consumidor de pagar pelo produto de menor preço.

Essas ideias para comemorar aniversário da loja virtual são aplicáveis a praticamente todos os nichos de e-commerce. Escolha e planeje a campanha que mais faça sentido para o seu negócio e que satisfaça seus clientes.

Para receber mais conteúdos sobre gestão de e-commerces, assine nossa newsletter!


Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce