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Como o Marketing 4.0 afeta a organização do seu e-commerce?

Futuro. É isso que significa o Marketing 4.0. Com a aproximação da 4ª Revolução Industrial e a ultra segmentação do Marketing Digital – cada vez mais específico na seleção do público-alvo – o Marketing 4.0 deixa de ser uma possibilidade. Ele se torna real e cotidiano.

Nos últimos anos, o capital investido no mundo digital aumentou exponencialmente. Isso acontece porque – e como diretor de e-commerce você sabe disso – a tecnologia se integrou ao nosso dia a dia.

Atualmente, é possível mobiliar uma casa inteira com apenas alguns cliques. Essas novas possibilidades, por sua vez, alteram o comportamento das pessoas. O que mudará, por cadeia, a forma como as empresas se organizam.

O que é o Marketing 4.0

“O Marketing 4.0 aproveita a conectividade máquina a máquina e a inteligência artificial (…) enquanto aproveita a conectividade humano a humano”. – Philip Kotler

Teorizado por Philip Kotler, o Marketing 4.0 é uma revolução digital para empresas. O que não significa, todavia, que ter um blog, um site ou uma página no Facebook é o mesmo que ser parte dessa revolução. Na realidade, Kotler pondera três características sobre o Marketing do Futuro que precisamos entender.

Os 3 pilares do Marketing 4.0

De acordo com o livro de Philip Kotler, o Marketing 4.0 se baseia em três pontos principais. Entendê-los é importante para que, assim, você consiga aplicar as mudanças dentro do seu e-commerce. Abaixo, você encontra os três pontos detalhadamente.

1. Senso de comunidade e a inclusão social

Eles estão eliminando, cada vez mais, as barreiras demográficas e geográficas ao redor do mundo. Dessa forma, as pessoas estão mais conectadas ao todo.

2. Relação entre marcas e consumidores

O relacionamento está menos hierarquizado. Isso significa que estruturas de poder verticais estão dando lugar às relações horizontais, nas quais pessoas e empresas estão mais próximas umas das outras.

3. Influências em decisões

As decisões individuais estão sendo cada vez mais influenciadas por questões políticas e sociais. No Marketing 4.0, seu consumidor leva em consideração seu posicionamento na hora da compra.

Dessa forma, podemos concluir que o Marketing 4.0 é uma junção entre as ferramentas de marketing e o posicionamento correto para o seu negócio. É ser parte do Marketing Digital e da evolução das tecnologias. E, ao mesmo tempo, também partilhar de um pensamento de cunho social, engajado e inclusivo!

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Consumidores analisam o posicionamento das marcas antes de comprar.

O que o Marketing 4.0 muda no seu e-commerce

As mudanças acontecem, principalmente, de duas formas. Uma está ligada à organização. Compreender os pilares do Marketing 4.0 e aplicá-los pode não ser tão simples. Você precisa encontrar quais causas acredita e quer defender tendo em vista sua persona. Precisa se posicionar e, mais do que isso, precisa agir.

A segunda mudança se relaciona com o marketing do seu e-commerce. É necessário investir em tecnologia, em inovação e em quem está alinhado à sua estratégia. Trata-se de investir nas ferramentas e em quem está focado no futuro, como você.

Como o próprio Philip Kotler teorizou, o Marketing 4.0 é a junção da interação entre máquinas e seres humanos para gerar uma marca forte e consistente para o futuro. Compreender o que está por vir é parte integral do caminho para o novo mundo.

Quer saber mais sobre Marketing, futuro e e-commerces? Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e de atualizações para o seu negócio!

Autor: Victor Matheus, SEO Analyst na Nação Digital.


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