Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Marketing de conteúdo: as palavras que conversam e convertem seu consumidor

Por: Juliana Battistelli/Content Expert

Ao trabalhar com vendas, tanto em lojas virtuais como em lojas físicas, o principal ponto a ser observado para qualquer ação são as pessoas. Vender é entender pessoas, falar com pessoas, convencer pessoas, criar um relacionamento com pessoas, tudo isso também feito por pessoas. E o que mais funciona neste sentido é utilizar as palavras certas no momento certo.

 

O marketing de conteúdo é a melhor forma encontrada até hoje para aproximar e compreender pessoas, guiando para a solução de seus problemas a partir da compra de um produto no e-commerce. Na Nação Digital nós trabalhamos com a metodologia de Inbound Commerce, o marketing de conteúdo unido a ferramentas de automação que torna os resultados desta interação ainda mais claros.

 

Para ter uma noção melhor dos resultados do marketing de conteúdo, confira os dados da pesquisa do Demand Metric:

 

  • O marketing de conteúdo gera aproximadamente 3 vezes mais leads do que o marketing tradicional, custando 62% menos.
  • 82% dos consumidores tem uma opinião mais positiva sobre uma empresa depois de ler conteúdos personalizados.
  • 70% dos consumidores sentem uma conexão mais próxima como resultado do marketing de conteúdo.
  • 60% dos consumidores gostam de ler conteúdos relacionados a marcas de interesse.
  • 70% de todas as pessoas preferem aprender sobre a marca por meio de artigos.
  • 72% dos consumidores acreditam gerar um relacionamento com a marca como resultado do marketing de conteúdo.

 

Para o e-commerce isso se torna mais efetivo, porque a partir do ambiente online é possível acompanhar os passos de seus visitantes, as pesquisas realizadas, os resultados obtidos e apresentar as melhores soluções de forma personalizada no mesmo local.

 

Na mesma pesquisa do Demand Metric, desta vez sobre marketing de conteúdo para e-commerce, é possível observar que:

 

  • 60% das pessoas querem buscar por um produto depois de lerem sobre ele.
  • 90% das pessoas consideram conteúdos personalizados e relacionados úteis para suas escolhas.
  • 86% dos consumidores estão propensos a pagar mais para uma melhor experiência de compra.

 

Você sabia que 81% dos compradores realizam uma busca online sobre o produto antes de comprar? Isto significa para os e-commerces que, com uma estratégia de marketing de conteúdo, é possível atrair estes consumidores no começo do processo, antes que eles realizem a decisão para a compra, gerando mais confiança.

 

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo guiar o consumidor pelo funil de vendas, entregando textos úteis que irão ajudá-lo a identificar seus problemas e apresentar soluções para a decisão de compra. Desta forma, o conteúdo é distribuído para gerar:

 

1. Atenção: conteúdos gerais e populares, feitos para serem vistos e gerarem engajamento, começando um relacionamento com o consumidor.

 

2. Interesse: conteúdos informativos e práticos, feitos para gerar interesse. Se estabelecer como uma autoridade no assunto para ser o ponto de partida para buscas no seu nicho é fundamental.

 

3. Desejo: conteúdos úteis que tenham como objetivo tanto ajudar o consumidor no processo de compra como demonstrar seu valor. Esta é a hora de começar a se voltar para a venda a partir de orientações válidas.

 

4. Ação: conteúdos persuasivos para encaminhar para a venda. Alivie os medos de último minuto antes do seu consumidor tomar decisões.

 

5. Pós-venda: reafirmar suas vantagens é uma forma de indicar a satisfação do consumidor e sua lealdade. Use essa oportunidade para encorajar usuários de seu produto a fornecerem feedbacks que serão essenciais para a reputação de sua loja.  

 

O marketing de conteúdo irá melhorar a presença de sua marca, criar melhores relações com seus consumidores, diminuir custos, aumentar o ROI de seu e-commerce, gerar um melhor SEO, apresentar fácil acesso a informações de seu produto e expandir todos os estágios do funil de vendas ajudando você a crescer.

 

Quer começar a trabalhar com esta estratégia? Veja a importância do blog para e-commerce com o nosso e-book gratuito!

 

blog para e-commerce

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce