Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

O que é o shadowban no Instagram e como evitá-lo?

O Instagram é uma ótima plataforma para divulgar e vender seus produtos, quando utilizado de forma estratégica. Entretanto, muitos usuários, empresas e influencers estão percebendo, ultimamente, uma grande queda no envolvimento orgânico em seus posts.

Isso está acontecendo por conta de um algoritmo implementado recentemente na plataforma, conhecido popularmente como shadowban no Instagram. Sua função é detectar contas com atividades consideradas incomuns e spam. Quando tal comportamento é identificado, o sistema da rede diminui seu engajamento, alcance e índice de descoberta, dificultando a propagação de seu conteúdo.

Por mais que isso pareça um problema, o novo algoritmo é uma solução para um problema que incomoda seus usuários há muito tempo: a grande quantidade de spam na rede social. Porém, é possível que um perfil seja identificado como spam por não levar em conta as regras e melhores práticas para o Instagram.

Pensando nisso, separamos algumas orientações para que sua conta não seja atingida pelo algoritmo. Confira!

Cuidado com as automações

Um dos prováveis motivos que levaram a equipe operacional do Instagram a tomar essa medida foi o uso excessivo de ferramentas de automação e compra de seguidores. Por isso, o uso de ferramentas de automação deve ser muito bem pensado e escolhido, pois em casos extremos pode resultar até na exclusão permanente da conta.

As automações utilizam de bots que fazem uma conta seguir pessoas que se encaixem na persona do negócio e parar de seguir após um tempo, ou mesmo o usuário segue de volta.

Essa ferramenta foi muito utilizada nos últimos tempos para ganho de seguidores, pois é uma forma de ganhar seguidores reais para uma conta. Porém, não demorou para a prática incomodar usuários da rede, o que aumentou o número de reclamações e gerou em contas advertidas, suspensas ou até banidas por utilizar a estratégia.

shadowban no Instagram - bots

As automatizações podem incomodar os usuários e gerar shadowban no Instagram.

Já a compra de seguidores não é recomendada em nenhum caso. Além de ser uma prática proibida pelas diretrizes do Instagram, os seguidores conquistados dessa maneira dificilmente terão interesse na marca. Com isso, o engajamento cai, o que faz a própria rede entender que a conta não é interessante, diminuindo substancialmente seu alcance.

Atenção com as hashtags utilizadas

Algumas tags utilizadas por muitos pode ser um alvo do shadowban no Instagram, como, por exemplo, #like4like, #follow4follow, #follow e #like. Além de serem tags quase sem relevância para seu negócio, grande parte dos usuários que as colocam na legenda são considerados spammers.

O algoritmo ainda entende que quando um usuário utiliza a mesma tag repetidamente, isso pode ser uma espécie de spam, pois cada post tem um conteúdo específico, e usar a mesma tag faz com que pareça que todo post tem o mesmo conteúdo.

shadowban no Instagram - hashtags

As hashtags devem ser escolhidas com cuidado.

Faça anúncios

Algumas estratégias orgânicas funcionam muito bem, mas os anúncios no Instagram podem alcançar resultados muito bons para seu negócio. Usando a mídia paga na rede social, é possível aumentar a visibilidade do negócio, gerando também um volume maior de vendas.

A Nação Digital conta com uma equipe especializada em social media, preparada para utilizar as melhores práticas e estratégias efetivas para que seu negócio cresça de forma sustentável. Clique no banner e agende uma avaliação gratuita de seu e-commerce!

 

Texto escrito por Renan Hideki, social media da Nação Digital.

Esse conteúdo foi útil?
4.93 avg. rating (97% score) - 14 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce