Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Estratégia: a importância de um planejamento estratégico para seu e-commerce

Possuir uma estratégia bem definida é essencial para alcançar o sucesso de qualquer organização. Mas o que significa sucesso para seu e-commerce? Quais números indicam que os objetivos foram alcançados? Quais caminhos trilhar para garantir que esses objetivos serão alcançados? Todas essas respostas podem ser obtidas através de um bom planejamento estratégico.

Neste post, explicaremos a importância da estratégia para sua empresa, além de alguns conceitos e dicas sobre como elaborar um bom planejamento estratégico. Confira!

A importância da estratégia

Gerenciar uma empresa sem uma estratégia definida certamente é complicado. É como fazer uma viagem sem saber o seu destino, ou cozinhar um almoço sem saber qual prato servir.

A estratégia existe justamente para guiar sua empresa para a direção certa! Com uma estratégia clara, gerenciar o seu e-commerce certamente se tornará uma tarefa muito mais fácil, além de que “apagar incêndios” deixará de fazer parte da sua rotina.

Análise do presente

O primeiro passo é saber exatamente onde você está. Qual a situação atual do seu e-commerce, em qual cenário econômico ele está inserido, o que ele oferece a seus clientes, como é a jornada de compra, como é a experiência dos usuários no seu website, os pontos fortes e de melhoria de cada departamento, entre outros.

planejamento estratégico - jornada

Voltando para o exemplo da viagem, essa etapa consiste em saber em que localização geográfica você se encontra no momento, qual a sua disponibilidade de tempo, quanto de capital você possui disponível, e assim por diante.

Basicamente, é necessário entender todo o contexto em que sua empresa se encontra e quais os recursos que ela possui disponível no presente! Faça uma análise completa e detalhada de seu estado atual para que assim você compreenda a sua realidade e consiga planejar os próximos passos.

Expectativas para o futuro

Agora que você já sabe exatamente onde está, é a hora de pensar onde você pretende chegar. Quais projetos pretende desenvolver, quais clientes deseja atingir, quais propostas de valor irá entregar, quais investimentos planeja fazer, quais resultados pretende alcançar. Esse é o destino da sua viagem!

Em resumo, precisa-se saber onde deseja chegar para poder sair do lugar. Novamente, analise o que você quer alcançar com seu e-commerce e em qual situação você espera que ele se encontre no futuro, para que assim você saiba onde destinar seus esforços. Não perca tempo e dinheiro com ações que não contribuirão para o sucesso da organização.

Planejamento de ações

Sabendo onde está e onde quer chegar, chegou a hora de ligar os pontos! Quais escolhas e quais caminhos tomar.

Descubra quais pontos melhorar e quais eliminar, quais os próximos passos do seu e-commerce, o que precisa ser desenvolvido, quais as ações e tarefas que serão realizadas e em quais períodos de tempo.

planejamento estratégico - acoes

No exemplo da viagem, essa é a hora de conseguir o dinheiro necessário, tirar férias do seu trabalho, fazer a reserva da sua estadia no destino e comprar as passagens!

A toda essa análise a ser feita, damos o nome de planejamento estratégico e o fruto de tal planejamento, obtido através de todas essas análises, é a popularmente conhecida por estratégia.

Organizando sua estratégia

Um plano estratégico, por fins organizacionais, é geralmente dividido em 3 níveis, sendo eles o estratégico em si, o tático e o operacional. Vejamos um pouco no que consiste cada um deles na sequência.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico consiste em planos com foco no longo prazo. Nele, devem ser descritas as metas da organização, com uma visão geral da sua empresa. Ou seja, nele, deve-se traçar objetivos e metas que sejam de responsabilidade de todos os colaboradores da organização, ditando, basicamente, o que seu negócio pretende alcançar em um longo período de tempo.

A partir do planejamento estratégico, temos como saída os objetivos estratégicos que ditam as metas que englobam todos os departamentos da sua empresa. Para traçar tais objetivos, reflita antes sobre o seguinte questionamento: como sei que meu e-commerce se tornou uma empresa de sucesso? A resposta a essa pergunta serão as metas estratégicas que seu e-commerce buscará atingir.

Planejamento tático

O planejamento tático consiste em planos a médio prazo, mas, desta vez, com uma visão por unidades de negócio. Ou seja, no planejamento tático, as metas são por departamentos! Basicamente, o plano tático é um destrinchamento das metas estabelecidas no nível estratégico para cada setor/área de atuação da sua empresa.

A partir do planejamento tático, temos como saída os objetivos táticos que ditam as metas para cada departamento do seu negócio. Para traçar tais objetivos, reflita sobre o seguinte questionamento: o que o departamento precisa alcançar para que ele seja considerado de sucesso? Replique isso para todas as áreas do seu e-commerce e, assim, todas as metas táticas que cada departamento deve atingir estarão devidamente descritas.

Planejamento operacional

Com foco no curto prazo, o plano operacional consiste nos métodos e atividades a serem realizados para que a organização alcance os objetivos globais. Geralmente, são mais detalhados, descrevendo as pessoas envolvidas, suas responsabilidades, além dos recursos necessários.

Esse nível possui uma visão nas tarefas do dia a dia, em como é feita a gestão de rotina. Como resultado desse planejamento, geralmente obtemos planos de ações e cronogramas dos projetos a serem desenvolvidos, ou guias e manuais de como se realizar um determinado processo voltado para cada cargo.

planejamento estratégico - operacional

Projetos são finitos, eles possuem começo, meio e fim, como construir uma casa ou organizar uma festa. Já os processos são cíclicos, acontecem repetidamente, como fabricar carros ou preparar pizzas.

Na determinação dos processos de um cargo, reflita: o que certo cargo faz em sua rotina? Replicando isso a todos os cargos da empresa, você terá um planejamento operacional de todos os processos rodados por cada colaborador do seu e-commerce. Já, no planejamento dos projetos, reflita: o que o cargo X precisa desenvolver ou o que precisa ser elaborado por ele? Assim, você terá um planejamento detalhado de todos os projetos a serem desenvolvidos por cada colaborador de seu e-commerce.

Colocando em prática

Recapitulando, trabalhar sem ter uma estratégia é como andar sem saber onde está indo: você até pode chegar lá, mas não será pelo caminho mais fácil e as chances de se perder são bem altas! Para definir sua estratégia, analise primeiro a situação atual do seu negócio, depois analise como pretende que ele esteja no futuro e, por fim, defina o que deve ser feito para alcançar isso – o caminho.

Através de todas essas análises, você conseguirá traçar seu planejamento estratégico. No nível de estratégias, defina as metas a serem alcançadas pela empresa como um todo a longo prazo. Decomponha essas metas por departamento e em prazos menores e você terá o planejamento tático. Por fim, descreva os processos e projetos de responsabilidade de cada cargo em cada departamento no seu dia-a-dia e assim terá um planejamento operacional completo.

Vale lembrar que a estratégia deve ser simples, de fácil compreensão e com alta maleabilidade, para que, assim, ela seja adaptada sempre que necessária e que todos os colaboradores consigam compreendê-la e levá-la em consideração nas suas ações dentro da organização!

Com todas essas informações, está na hora de você colocá-las em prática e esperamos que através de uma boa estratégia bem planejada você alcance ótimos resultados para seu e-commerce!

Quer saber como melhorar seu e-commerce? Agende uma avaliação gratuita!

Texto escrito por Leandro Tomim, estagiário de Performance da Nação Digital.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce