Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça as 5 melhores plataformas para e-commerces pequenos

Negócios digitais iniciantes precisam de soluções práticas, simplificadas e com preços acessíveis para que as operações sejam sustentáveis. É por isso que escolher uma plataforma apropriada para e-commerces pequenos é crucial para o desenvolvimento e para a saúde financeira da atividade.

As plataformas de e-commerce serão responsáveis pela experiência do usuário na loja, pelas facilidades no acesso às informações dos produtos e pelo check-out dinâmico.

Gestores de pequenos e-commerces precisam se atentar a dois pontos fundamentais ao escolher uma plataforma: bom suporte ao cliente e integrações para fornecedores nacionais.

Para auxiliar na escolha, listamos as cinco plataformas de e-commerce mais indicadas para negócios pequenos. Confira!

1. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma popular entre gestores de e-commerce. Ela dispensa conhecimento em programação web, permitindo que o lojista edite sozinho o código HTML/CSS para personalizar o visual do site. É considerada ideal para negócios iniciantes por ter um plano gratuito para lojas com até 50 produtos à venda.

Confira alguns recursos:

  • Vendas: relatórios, ranking de faturamento, impressão de pedidos, UTM de vendas, etiquetas e integração com marketplaces.
  • Produtos: cadastro, categorias, marcas, vídeos, estoque.
  • Marketing: cupons, frete grátis, selos no rodapé, captação de e-mails, alerta “avise-me quando disponível”.
  • Pagamentos: opção de pagamento na entrega, Mercado Pago, Pagar.me, PagSeguro, PayPal, PayU.
  • Envio: contrato com Correios, PAC, motoboy, transportadora, opção de retirar o pedido pessoalmente, simulação de frete.
  • Aplicativos: e-mail marketing, carrinho abandonado, comentários no produto, chat e ferramentas variadas.
plataformas-e-commerces-pequenos

Loja Integrada: plataforma tem plano gratuito para e-commerces iniciantes.

Na funcionalidade “Diário de bordo”, o lojista recebe os principais dados para manter o empreendimento no caminho certo. As estatísticas são atualizadas diariamente, mostrando os seguintes KPIs: faturamento, ticket médio, taxa de conversão, faixa etária e ainda compara o desempenho com lojas do mesmo segmento.

São mais de 20 aplicativos para agregar funcionalidades à loja, oferecendo um diferencial competitivo. As soluções incluem disparo de e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, avaliações de produtos e ferramentas do Google.

2. Nuvemshop

A Nuvemshop oferece uma solução para todos os padrões de e-commerce com a vantagem de ser autogerenciável, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Alguns recursos são:

  • Produtos: adição e exclusão por uma ação em massa, organização de estoque por categoria.
  • Pagamentos: aceita cartões, transferência bancária e dinheiro, flexibilidade de pagar ao receber o produto.
  • Envios: integração com JadLog, gestão via Correios, cálculo automático de custos com base em distância e peso, geração automática de etiquetas.
  • Gestão: estatísticas, integração com Google Analytics, notas fiscais, controle de estoque, gerenciamento pelo aplicativo.
plataformas-e-commerces-pequenos

Ferramenta da Nuvemshop auxilia gestores de e-commerce a encontrar o melhor plano para a loja.

A plataforma disponibiliza templates prontos e que podem ser modificados no painel de administração sem muita dificuldade. É possível, por exemplo, fazer upload do logo, mudar cores e a tipografia.

A empresa concede 15 dias grátis para testar a plataforma. São quatro planos, cada um voltado para um perfil de e-commerce: de iniciantes a avançados. Uma ferramenta auxilia o lojista a descobrir qual plano é o mais adequado. Acesse os valores da Nuvemshop.

3. OpenCart

Essa plataforma para e-commerces pequenos é gratuita e com código aberto, o que significa que é possível modificá-la livremente para atender suas necessidades. O sistema do OpenCart foi desenvolvido para ser leve, rápido e ter uma administração simplificada e intuitiva.

Os recursos são:

  • Produtos: cadastro ilimitado, preços diferenciados a grupos de clientes, suporte para listas de desejos, histórico.
  • Pagamentos: várias moedas e conversão em tempo real, impostos.
  • Marketing: avaliações e comentários de clientes, descontos progressivos, cupons e frete grátis, envio de newsletters.
plataformas-e-commerces-pequenos

OpenCart é uma plataforma de e-commerce gratuita e com código aberto.

Interessados podem fazer um teste pela plataforma, simular uma compra e visualizar o painel de administração.

4. Tray

A Tray entrega uma plataforma intuitiva e adaptável para e-commerces pequenos. Disponibiliza templates para mais de 20 segmentos, entre alimentação, artesanato, automotivo, brinquedos, games, papelaria e petshop, e um painel administrativo completo e descomplicado, ideal para quem está iniciando um negócio online.

O painel traz diversos menus desdobráveis, a saber:

  • Vendas: realizadas, a enviar, cupons, pagamentos.
  • Produtos: cadastrados, categorias, marcas.
  • Marketing: banners da loja, carrinho abandonado, desconto progressivo, notícias, avaliações, parceiros.
  • Marketplaces: Amazon, B2W, Buscapé, Dafiti, Mercado Livre, Netshoes, Via Varejo, Walmart.
  • Minha loja: design, mobile, informações, páginas, domínio, redes sociais, SEO, integrações.
  • Configurações: e-mails, características de clientes, formas de pagamento, frete e envio, impostos, usuários cadastrados.
plataformas-e-commerces-pequenos

Painel administrativo da Tray: plataforma indicada para e-commerces pequenos.

Tem ainda uma funcionalidade especial para pós-venda para manter o cliente fidelizado. O consumidor tem acesso à página da conta, ao status completo do pedido e a links rápidos.

Os lojistas que atuam com a plataforma da Tray contam, sem custos extras, com o EasyCheckout, um sistema de pagamento que promete facilitar a navegação dos clientes.

Os preços dos planos variam conforme a quantidade de produtos no e-commerce, o número de visitas e o de pedidos. Consulte os valores.

A plataforma integra com boa parte das soluções ofertadas para e-commerces em pagamentos, atendimentos, marketplaces, comparadores de preços, e-mail marketing, marketing, logística, vendas, sistema antifraude e ERP.

5. WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma baseada em WordPress e tem a vantagem de não ter limite para vendas, produtos ou relatórios. O e-commerce que utiliza essa plataforma pode ser acessado a partir de um computador ou celular, sem prejudicar a navegação.

Veja o que o WooCommerce oferece:

  • Pagamentos: integração com sistemas de cartões, boleto e transferência eletrônica.
  • Marketing: módulo para recuperar carrinho abandonado, captura de e-mails para newsletter.
  • Personalização: temas para vários segmentos de e-commerce, possibilita customização de layout.
  • Módulos de entrega: integração com Correios, transportadoras e entrega em mãos.
plataformas-e-commerces-pequenos

WooCommerce opera com dois planos, sem limites para vendas, produtos ou relatórios.

O atendimento é oferecido por e-mail. Clientes que contratam serviços extras conseguem contato por telefone. Os lojistas que se interessarem podem fazer uma demonstração prática no administrador e navegar por uma loja virtual para testes.

A plataforma oferece dois planos: básico e completo. O que os diferencia é a integração com atendimento via chat, o certificado de site seguro e um ano de hospedagem grátis, presentes na opção completa.

Uma dessas cinco opções de plataformas para e-commerces pequenos será ideal para o desenvolvimento do seu negócio. Aproveite o momento e baixe gratuitamente um checklist de migração de plataforma. Clique no banner!

checklist migração

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce