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Como criar uma política de privacidade para loja virtual?

A política de privacidade de uma loja virtual demonstra credibilidade e transparência aos usuários que navegam no site. É um documento que explica quais dados dos visitantes estão sendo coletados e de que forma serão utilizados.

Em um período de ajustes em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entra em vigor em fevereiro de 2020, a política de privacidade deve ser prioridade no seu e-commerce.

Confira neste post o que deve conter em uma política de privacidade para loja virtual e alguns exemplos para aplicar no seu e-commerce.

O que é política de privacidade para e-commerce

A política de privacidade é um termo que explica como a empresa coleta, armazena, manipula, protege e compartilha informações pessoais dos visitantes no site. Em um e-commerce, a política de privacidade é crucial para estabelecer uma relação de confiança com os usuários.

Da mesma forma em que o termo dá transparência ao processo de coleta e uso de dados ao cliente, garante que o empresário cumpra suas obrigações legais. No Brasil, o Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, exige que todo site tenha política de privacidade ou termos de uso.

Por que a política de privacidade é necessária

Além de cumprir a lei, ter uma política de privacidade no e-commerce insere credibilidade, proximidade e transparência na relação entre empresa e consumidor.

Como a operação de uma loja virtual está constantemente envolvida na coleta de informações pessoais de visitantes e clientes (nome, endereço, data de nascimento, e-mail e cartões de crédito), nada mais natural que os usuários queiram saber se esses dados estão protegidos e em boas mãos. Facilitar o acesso da política de privacidade do e-commerce é uma forma de se comprometer com a segurança dos dados fornecidos.

Se você produz materiais informativos (e-book, quizz, planilha) com o objetivo de captar dados dos visitantes em landing pages, deixar visível e acessível a política de privacidade é considerada uma boa prática.

Se pretende investir em mídia paga, especialmente pelo Google Ads, a política de privacidade também é necessária. O Google recomenda que os anunciantes tratem as informações pessoais dos usuários com cuidado, em servidores seguros e com finalidade clara.

 

politica de privacidade loja virtual

Política de privacidade para loja virtual deve informar os padrões de segurança das transações financeiras.

O que deve conter na política de privacidade para loja virtual

O termo deve ser escrito de forma clara e simplificada, facilitando a compreensão por qualquer usuário. Evite linguagem rebuscada, termos técnicos e não deixe dúvidas sobre os tópicos. O objetivo é que a política de privacidade esclareça e tranquilize o consumidor a fechar negócios com a sua loja.

O que é interessante cogitar ao criar uma política de privacidade para e-commerce:

  • Quais informações do visitantes são coletadas (nome, e-mail, documentos, empresa onde trabalha, data de nascimento, telefone, endereço, cartões)
  • Em quais páginas os dados são captados (formulários e navegação)
  • Onde são armazenadas
  • Qual a finalidade da coleta e do armazenamento
  • Em quais circunstâncias os dados serão divulgados
  • Se há compartilhamento de informações com empresas parceiras, quais são elas e de que forma planejam utilizá-las
  • Avisar o usuário sobre a utilização de cookies no site
  • Informar sobre a possibilidade da navegação anônima, sem deixar rastros
  • Como os clientes podem revisar as informações coletadas pelo site, alterá-las e excluí-las
  • Por quanto tempo os dados pessoais são armazenados
  • Quais pessoas têm acesso às informações
  • Comunicar alterações na política de privacidade da loja virtual
  • Informar quais os padrões de segurança envolvidos em transações financeiras

Como criar política de privacidade para loja virtual

A forma mais segura é contratar um profissional especializado, como um advogado, para descrever os termos do e-commerce. Alguns empresários se baseiam na política de privacidade da concorrência para criar a sua própria.

Outra forma de fazer é com ajuda de ferramentas, que trazem modelos prontos de políticas de privacidade, pedindo apenas que sejam informados nome da empresa, endereço e site. Existem geradores pagos e gratuitos.

A elaboração da política de privacidade para loja virtual é apenas um passo para a gestão de um negócio on-line. Receba conteúdos sobre e-commerce e marketing digital semanalmente por e-mail, assine nossa newsletter!


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