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Promoção de ano-novo: como vender quando ninguém compra

Com os consumidores se recuperando das festas de fim de ano, o mês de janeiro (e também fevereiro) costuma ser um período fraco para o varejo on e offline. Para animar seus clientes, que tal inspirá-los com uma promoção de ano-novo?

Precisa de ideias para suas campanhas de marketing em janeiro? Reunimos várias sugestões para você aplicar na loja.

Fale sobre resoluções para o novo ano

Seus clientes certamente fazem planos com a aproximação do novo ano. São resoluções para ter uma vida mais saudável, investir na carreira, abrir o próprio negócio, encontrar o amor ou ser mais compreensivo. Então, por que não aproveitar a oportunidade para incentivá-los a seguir os objetivos? Inspire os consumidores e mostre como os seus produtos podem ajudá-los a cumprir as metas.

Você é um lojista do nicho esportivo? Dê orientações sobre como começar a praticar um exercício e faça kits de produtos para esportes diversos, como corrida, pilates, natação, crossfit e musculação.

Atua no ramo de utensílios para casa? Sugira receitas saudáveis e produtos do seu e-commerce para prepará-las e decorar a mesa. Vende produtos para organização? É a melhor época para incentivar as pessoas a colocar o lar em ordem.

Divulgue as novidades

Destaque os produtos recém-chegados ao catálogo do e-commerce. Não é preciso incluir esse itens em uma promoção de começo de ano, pois as novidades são mais fáceis de vender.

No site, use banners para anunciar os lançamentos, faça uma campanha de e-mail marketing e invista em mídia paga.

Faça uma grande promoção de verão

Promover uma queima de estoque com a coleção de verão é uma tática que funciona muito bem para e-commerces de moda. Conceda descontos agressivos para fazer capital de giro e reabastecer o estoque com as peças da próxima estação.

Entregue um cupom para compras em janeiro

É uma ação que exige um planejamento prévio, pois será aplicada em novembro e dezembro. Nas compras efetuadas nesses dois meses, envie um cupom de desconto de 10%, por exemplo, válido para janeiro.

Cupons promocionais incentivam os consumidores a comprar na temporada de vendas baixas.

Invista no remarketing

Essa técnica, que consiste em convencer o usuário a voltar ao e-commerce, é feita com anúncios da sua marca que são veiculados em outros sites.

O remarketing é uma estratégia bastante segmentada, pois impacta apenas os consumidores que visitaram a loja virtual, mas não finalizaram a compra. O objetivo é um só: aumentar a taxa de conversão.

Avise sobre as tendências

Deixe os consumidores informados sobre tendências da próxima temporada. Produza materiais de valor em formato de e-book, infográfico, hotsite, quiz, áudio e vídeo sobre as novidades do outono/inverno, faça captação por uma landing page e aumente a sua base de leads. Tenha um formulário enxuto, pedindo somente as informações que você realmente precisa.

Esse tipo de campanha pode ser replicada por e-commerces de moda, decoração, cama, mesa, banho, maquiagens, produtos para o cabelo e itens de skincare.

Promova pré-vendas

Disponibilize a compra antecipada de produtos que serão lançados em breve. Negocie com o fornecedor um prazo de entrega para que você consiga despachar as encomendas para o consumidor na data descrita no e-commerce.

A pré-venda desperta uma sensação de exclusividade e curiosidade no cliente, que tem a chance de reservar o produto antes que ele seja lançado oficialmente no mercado.

Lance ofertas por tempo limitado

Outra ação promocional para aumentar as vendas no início do ano é fazer ofertas por tempo limitado, criando, assim, o senso de urgência no cliente. É uma tática eficiente para convencer os que estão em dúvida a comprar.

Você pode criar ofertas limitadas para uma categoria no e-commerce, liberando, assim, espaço no estoque para as novidades da próxima estação e fazendo capital de giro. Considere a possibilidade de usar um banner com cronômetro no site e enviar e-mail marketing para avisar a sua base.

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Ao criar ofertas por tempo limitado, não se esqueça de avisar seus clientes.

Desenvolva uma série de conteúdos editoriais

Qualquer que seja o seu nicho de atuação no comércio eletrônico, você pode começar o ano com uma série de conteúdos em texto, vídeo ou áudio que agreguem valor ao seu negócio e levem tráfego para o site.

Se você vende itens fotográficos, a sugestão é criar comparativos de câmeras, tutoriais sobre funções, dicas para fotografar em determinadas condições ou fazer uma lista com equipamentos essenciais para cada nível de conhecimento em fotografia, do iniciante ao profissional.

Depois de um período de festas com as vendas em alta, o ideal é manter o ritmo de ações de marketing em janeiro e fevereiro. Analise o histórico desses dois meses para colocar no ar uma promoção de início de ano que vá agradar o seu cliente.

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