Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Por que o texto publicitário é importante?

Você já parou para pensar no que torna um texto publicitário? Sem pensar muito, dá pra dizer que é o texto que anuncia o seu produto ou serviço, tornando as informações públicas. A definição é simples, mas como isso acontece é o que realmente interessa.

Antes da criação de um conteúdo relevante, é preciso ter em mente os perfis de público da marca e o tom adequado à persona. Aliás, para que a sua comunicação seja efetiva, é essencial compreender que as pessoas estão interessadas nas suas motivações. O porquê do seu produto ou serviço importa muito mais que o que a marca tem a oferecer.

Pensar no texto é melhorar sua comunicação

Talvez não haja nada errado com a comunicação da sua marca. Você compreende seu público; usa linguagem e tom adequados à persona; construiu um posicionamento; e, aparentemente, está tudo certo.

Então, por que dar mais atenção aos textos que compõem a sua comunicação? Porque não dá pra levar a definição de texto publicitário ao pé da letra. Textos publicitários não são, unicamente, os textos que “divulgam o seu produto ou serviço”. A definição vai além. Para que uma redação seja publicitária, ela precisa cumprir seu propósito, atrair e impactar com novas conexões, transformando ações e superando expectativas.

Como? Com soluções textuais criativas. Esse é um dos meios da sua marca se destacar, e é por isso que o texto é de extrema importância na elaboração de qualquer peça publicitária.

texto publicitario - entendendo a persona

Para uma peça publicitária ser efetiva, é necessário ter atenção quanto ao texto publicitário,

Como sua marca é percebida?

Seja pela necessidade ou desejo, o texto publicitário é um dos fios condutores entre a sua marca e as pessoas que serão alcançadas por ela. É, também, por meio dele que o seu posicionamento será construído – como sua marca se posiciona não diz respeito algum a ela, mas sim a quem ela tem como alvo. É por isso que o relevante não é o que a marca diz, mas sim como ela é percebida.

Para que a sua marca seja percebida de maneira efetiva, com uma redação publicitária de destaque, é necessário que a linguagem faça parte do universo da persona. E isso não é o bastante. O texto deve trazer algo novo, uma nova conexão de pontos já conhecidos sobre o que você está oferecendo. Com ideias diferenciadas, nascem campanhas que se destacam.

Como superar as expectativas por meio do texto?

Imagine a situação: você compreende que seu público é de mulheres de determinada idade, sabe que a linguagem e tom que se adequam à persona estão relacionados a uma conversa de amigas. Mais especificamente, de amigas que querem realçar a beleza e entendem que isso traz confiança. Sua marca já tem um posicionamento definido, que trata justamente do respeito à beleza.

Você conhece o porquê e o que a sua marca tem a oferecer: cosméticos.

Estrategicamente, interessa para a marca uma campanha de verão, com uma seleção de produtos relacionados à estação. Quanto ao texto, você tem duas opções:

É possível simplesmente anunciar os produtos em questão, elencando pontos fortes para a campanha.

Ou é possível anunciar os produtos de verão, como já dito, e encontrar uma solução de redação criativa que vá além, que supere o que o seu público espera. Numa peça específica, uma chamada textual pode resolver isso. A exemplo: “No calor do momento, até o sol ficou com inveja”. Perceba que há um jogo de palavras que tem relação direta com a temática da campanha. Não que o texto cumpra sozinho os objetivos estipulados, já que é parte do conteúdo, mas ele pode, sim, ser um diferencial positivo, isso porque o texto publicitário:

  • é atrativo: tende a fisgar a atenção de quem lê;
  • desperta interesse: instiga a curiosidade do público;
  • cria proximidade: alinha o discurso de campanha ao universo da persona;
  • impulsiona ações: prepara terreno tanto para alcançar quanto para conquistar diferentes perfis de público-alvo.

Isso tudo tem a ver com como sua marca se posiciona e como ela é percebida.

Como tornar o texto publicitário efetivo nas mídias sociais?

É perfeitamente possível adaptar o texto ao meio em que ele será utilizado. Contudo, tratando-se de mídias sociais, por exemplo, é preciso analisar quais redes são mais apropriadas para a sua marca. Não se trata apenas de vender seu produto ou serviço, mas sim de utilizar o texto publicitário tanto para divulgação quanto para propagação dos valores da sua marca.

Lembre-se do porquê daquilo que a sua marca tem a oferecer. É pelos valores que se cria proximidade com o público e, acima de tudo, engajamento.

Além de ter em mente o universo em torno do seu público-alvo, é necessário atentar-se à linguagem e estilo de cada rede social. Limitação de caracteres e maior apelo visual são exemplos de fatores a se considerar quando os textos são elaborados.

Campanhas devem ser desmembradas pensando nas peculiaridades de cada rede social. No Facebook, por exemplo, os layouts possuem um limite de texto para que as publicações sejam veiculadas com alcance total. Assim, o conteúdo textual de cada peça precisa considerar o melhor aproveitamento de texto nas artes em consonância com as legendas de cada publicação.

texto publicitário - redes sociais

Já no Instagram, rede social com maior apelo visual, há a necessidade de que o texto faça parte do layout. Em resumo: o texto que é efetivo em determinada mídia, não necessariamente possui efetividade em outra. Seja para criar envolvimento quanto para divulgar, apresentar ou vender seu serviço ou produto, o texto deve ser repensado.

Em todo caso, literalmente, converse com seu público. Mas até que ponto a conversa tem relação com o texto publicitário? Nunca se esqueça que, independentemente do meio, é o conteúdo que faz o seu público avançar na jornada de compra. Da etapa de consciência à de decisão, o texto publicitário é um aliado e tanto para guiar quem conversa com a sua marca. Torne sua mensagem parte do universo do seu público.

Quer ver a sua comunicação numa posição de destaque e criatividade? A Nação Digital pode te ajudar. Clique no banner e agende uma avaliação gratuita!

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce