Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

UX para e-commerce: qual a importância?

Os usuários vão até sua loja virtual, conhecem seu produto ou serviço e o compram. Mas nem sempre é assim que acontece. Eles abandonam o e-commerce porque não conseguem achar um produto específico, nem finalizar a compra e nem criar uma conta. São vários os motivos que podem fazê-lo desistir.

Por isso, não basta ter um produto incrível, você precisa pensar na experiência do usuário ao navegar pelo seu site. Quer aprender mais sobre UX para e-commerce? Continue lendo!

O que é experiência do usuário no e-commerce?

Para muitos, uma boa UX para e-commerce é somente ter um visual agradável e conseguir finalizar a compra. Porém, na realidade, experiência do usuário é a percepção que ele tem depois de interagir com seu site, seja positiva ou negativa.

Essa interação, pode ser a primeira, a segunda ou a centésima vez; sempre será uma nova experiência. É por isso que a Amazon, referência em testes A/B no seu e-commerce, está em constante evolução.

Alguns princípios de UX para e-commerce são recomendados para a retenção e conversão, são eles:

Navegação simples

O usuário é ansioso, então, facilite a navegação. Categorize seus produtos de forma lógica e orgânica para que ele o encontre de diversas formas, seja pelo campo de busca, pelo filtro ou pelo menu de navegação.

Transações rápidas

O usuário encontrou o produto com facilidade, mas se ele tiver um checkout longo e complexo, de nada adiantou. Então, agilize o processo para, no máximo, três cliques e você verá sua taxa de conversão aumentar.

Comunicação clara

Já percebemos que na internet o usuário quer agilidade, então, seja objetivo em sua comunicação. Utilize uma linguagem clara e seu público facilmente entenderá.

Velocidade

Atente-se também à velocidade do seu site. Acredite, 3 segundos é muito tempo de espera na internet. Otimize as imagens e a programação da sua loja para uma velocidade de no máximo 5 segundos, e melhor ainda, no máximo 3 segundos.

Velocidade de carregamento ideal para um site é de até 3 segundos.

Infelizmente, ter um e-commerce atualmente não é somente colocar alguns produtos no ar e esperar as vendas chegarem. É necessário conquistar o usuário para convertê-lo.

Neste artigo, você aprendeu algumas dicas simples de melhoria, mas a experiência do usuário é uma área em constante evolução e em crescimento. Fique de olho para deixar seu site sempre preparado.

Quer receber conteúdos sobre gestão de e-commerces? Deixe seu e-mail no formulário abaixo e receba materiais todas as semanas!

Autora do texto: Karina Harumi Okada, estrategista na Nação Digital


Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce